
Todas as tendências de mercado nos últimos anos indicam que o mercado está realmente mais competitivo e globalizado, forçando as empresas a buscarem diferenciais que se manifestam, cada vez mais, no “valor agregado” que essas empresas podem oferecer.
Esta sinalização de alta competitividade vem modificando a relação entre a empresa e o seu mercado de atuação. As empresas estão percebendo que o cada dia a conquista de diferenciais competitivos é o resultado de uma aproximação e interação cada vez maior, não apenas com o cliente, mas, também, com todos aqueles que interferem diretamente ou indiretamente na comercialização de seu produto (stakeholders).
É importante destacar que essa ênfase na satisfação do consumidor, por meio da identificação do valor e dos serviços desejados pelo cliente e na busca da melhor forma de atendê-lo, é uma preocupação mais recente das empresas.
Do ponto de vista dos consumidores, o que eles estão buscando na relação com as empresas? De forma geral, os consumidores estão avaliando muito mais que o produto, mas fundamentalmente os serviços adicionais,o tempo e a informação com critérios semelhantes aos que utilizavam paraavaliar qualidade e preço.
Esta sinalização de alta competitividade vem modificando a relação entre a empresa e o seu mercado de atuação. As empresas estão percebendo que o cada dia a conquista de diferenciais competitivos é o resultado de uma aproximação e interação cada vez maior, não apenas com o cliente, mas, também, com todos aqueles que interferem diretamente ou indiretamente na comercialização de seu produto (stakeholders).
É importante destacar que essa ênfase na satisfação do consumidor, por meio da identificação do valor e dos serviços desejados pelo cliente e na busca da melhor forma de atendê-lo, é uma preocupação mais recente das empresas.
Do ponto de vista dos consumidores, o que eles estão buscando na relação com as empresas? De forma geral, os consumidores estão avaliando muito mais que o produto, mas fundamentalmente os serviços adicionais,o tempo e a informação com critérios semelhantes aos que utilizavam paraavaliar qualidade e preço.
CRM ( Customer Relationship Management), expressão que pode ser traduzida para a língua portuguesa como Gestão de Relação com o Cliente. O termo CRM foi criado para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente, essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa, ou seja,uma união dos avanços da tecnologia que permite analisar e avaliar a base de dados com vistas para o marketing, possibilitando entender as necessidades do mercado e proporcionar, a partir de ações diretas, o valor agregado necessário para que o relacionamento se torne de longo prazo.
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